São a expressão dos centros Planetários no mundo manifestado. Os centros intraterrenos actuam como captadores, transformadores e irradiadores da energia cósmica para a vida terrestre. A eles estão vinculadas civilizações de elevado grau evolutivo que desempenham tarefas específicas para a realização do propósito do Logos da Terra. A coligação do homem com os centros intraterrenos é fruto do despertar interior e do interesse pelo bem universal transformado em busca espiritual assumida e em serviço desinteressado.
Tarefas de alguns Centros Intraterrenos que conduzem o processo de Transição Planetária
LIS
Tarefas de alguns Centros Intraterrenos que conduzem o processo de Transição Planetária
LIS
Lis é um centro intraterreno que tem um papel significativo na purificação e preparação da Terra para um novo ciclo.
O espelho de Lis irradia impulsos para a superfície terrestre criando campânulas energéticas que plasmam a nova vibração. Do centro intraterreno de Lis provêm irradiações, impulsos e estímulos que conectam a consciência da humanidade com a vibração cristalina de Maria – a pureza essencial da matéria. Lis irradia potentes vibrações para a purificação dos corpos, pois sem essa transmutação profunda na substância dos corpos mental, emocional e físico etérico, não é possível revelar os novos padrões que anunciam o arquétipo sagrado do ser humano.
É neste centro intraterreno que o potencial dessa purificação, mutação e subtilização vibracional é dinamizado nos corpos. Lis é um centro fundamental no processo evolutivo do ser humano, desse centro irradiam correntes criadoras que canalizam para a superfície os padrões vibracionais e os arquétipos a serem plasmados na mente, na emoção e no corpo à medida que a purificação vai ocorrendo. Este centro aproxima o ser humano das vibrações do seu arquétipo. Lis recolhe a essência de um corpo que pode aproximar-se da sua vibração arquetípica. Lis é o centro condutor da consciência da humanidade.
Lis activa profundamente a aspiração do ser a unir-se aos seus núcleos internos: degraus e patamares vão sendo galgados pelo ser humano à medida que a sua consciência penetra no mundo interior, mergulhando mais e mais no seu próprio núcleo, conectando camadas cada vez mais subtis e ígneas. À medida que a sua entrega se vai tornando mais plena e incondicional o ser vai contactando um aspecto cada vez mais profundo da energia de Lis. Do espelho de Lis emana uma radiação de energia feminina, uma presença cândida, cuja tarefa é restaurar o estado original do ser humano.
Na essência de Lis vive um homem andrógino que transcendeu a dualidade, extinguiu da sua existência as raízes do conflito e da desarmonia, libertando-se dos apegos que turvam a visão do caminho. Lis contém os padrões arquetípicos para a criação de padrões a serem implantados na humanidade e na construção do novo homem, nessa tarefa conta com a acção conjunta de Aurora e Mirna Jad.
A radiação interna do centro de Lis está a ser progressivamente revelada à percepção dos seres humanos. Nos níveis subtis desse centro encontra-se a essência da Vida Divina, destinada à humanidade da superfície terrestre. Esta corrente criadora que traz em si a semente da nova vida, procura plasmar-se na humanidade que está receptiva e disposta a se deixar moldar a partir da Energia Matriz da Mãe Divina.
MIZ TLI TLAN
Miz Tli Tlan exprime a polaridade feminina da energia e revela-se como um centro de importância predominante na presente transição planetária. Actualmente é o mais potente centro em manifestação no planeta, o espelho mais activo captando o propósito divino para a Terra e para a humanidade. Até ao momento não se projectou no plano físico, mas pode ser contactado nos planos internos da vida dos que se preparam para entrar na vibração da sua aura.
Este centro recebe e transmite impulsos emanados do coração do sol, impulsos que imprimem a transferência de padrões evolutivos. As emanações divinas por ele irradiadas revelam leis, princípios, padrões evolutivos superiores a outros centros como o de Lis, cuja função é conduzir a manifestação conforme padrões arquetípicos. Os habitantes de Miz Tli Tlan são sábios unidos, que estão ligados à essência da vida. Pela vibração que emana de Miz Tli Tlan a humanidade pode reconhecer a Vontade espiritual e pautar a sua vida por ela.
AURORA
O centro intraterreno de Aurora tem a função específica de introduzir no planeta a essência da cura cósmica.
A irradiação dos seus espelhos ao atingir a humanidade estimula a implantação do equilíbrio e da saúde, o que é possível quando a fé está presente. Utiliza os meios mais directos e adequados para introduzir na vida da Terra o divino, o transcendente, exprimindo o 1º raio, a energia da vontade-poder. Deste modo, sobre as vestes da beleza e da harmonia, oculta-se um núcleo processador de vibrações potentes, que tem como uma das suas tarefas, retirar forças conflituosas da aura da Terra.
Aurora é como uma face de inocência velando profunda maturidade energética. Actualmente polariza-se na região intraterrena de Salto no Uruguai e irradia impulsos de transmutação e transformação para todos os reinos da natureza.
Determinadas regiões da superfície planetária dispõem de aberturas subtis, por meio das quais é possível um contacto contínuo com veios energéticos que penetram a aura da Terra a fim de auxiliá-la neste delicado período da sua evolução.
Centros intraterrenos como Aurora estão activos para auxiliar os seres da superfície da Terra a reconhecer as suas metas superiores. A meta do homem é retornar, após as experiencia necessárias nos vários planos da vida, à sua origem cósmica. O trabalho de Aurora procura levá-lo à perfeição interior e à libertação espiritual para alcançar esse mundo cósmico. Devido ao trabalho de Aurora e de outros centros intraterrenos igualmente evoluídos e que usam energias distintas, haverá sobre a Terra um relacionamento mais harmonioso entre o material e o imaterial.
A linearidade, o caminho recto, directo do que está em baixo rumo ao que está em cima, é um padrão emitido pela hierarquia de Aurora. Sabe-se que nada surge no cosmos sem a participação de uma Hierarquia e o que faz eclodir a manifestação de algo é sempre uma energia de 1º raio, vibração capaz de criar uma centelha primordial onde antes nada parecia existir. Compete também ao 1º raio o fechamento dos ciclos, pois dele provém a determinação de dissolver formas e libertar a vida nelas contida.
Assim, cabe hoje a Aurora, ser a guardiã do final de uma e início de outra etapa evolutiva do planeta, tarefa vinculada à de implantar a cura cósmica na Terra.
MIRNA JAD
Mirna Jad é um importante centro intraterreno, revelando-se como uma avançada civilização nos níveis supra-físicos de determinadas regiões da América do Sul. Recebe e sintetiza energias dos três Espelhos Maiores (Miz Tli Tlan, Erks e Aurora) e é prolongamento directo de Miz Tli Tlan.
Mirn Jad actua principalmente no nível monádico, entretanto projecta-se também nos níveis materiais, estimulando a evolução da humanidade. Nesta época intermedeia a emissão de outros centros intraterrenos para a humanidade da superfície da Terra.
Portal da existência supra-humana, Mirna Jad, aproxima o homem à vida divina. Sintetiza os passos consumados pelos que se acercam da consciência monádica e ao mesmo tempo impulsiona os demais seres humanos a irem além do nível que alcançaram.
A cura interior é outra tarefa de Mirna Jad. Membros da humanidade são para lá levados em corpos subtis, a fim de se harmonizarem e terem as suas energias transmutadas ou serem preparados para translados a dimensões subtis. Pela transmissão de emanações solares e cósmicas, Mirna Jad traz equilíbrio não só a indivíduos e grupos, mas à própria existência terrestre.
Para cruzar os portais de Mirna Jad é preciso renunciar a expectativas e tendências humanas e dispor-se à vida do corpo de luz. O caminho para Mirna Jad é o do espírito e no contacto com a sua vibração, chega-se ao limiar do conhecimento divino. A sua sabedoria prepara o ser humano para uma linha superior de evolução, enquanto o cura e lhe amplia a consciência.
Definições retiradas do Glossário Esotérico de Trigueirinho